terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Todos temos necessidade de falar e se comunicar, temos necessidade de viver em comunidade. Nossas comunidades estão cheias de pessoas querendo pessoas, gente querendo gente. Por isso esse blog é uma tentativa de ver gente falando com gente.

O ser humano é um ser bravo, vive em função de conquistas! Suas tentativas são sempre voltadas para conquistas, o seu espaço é sempre definido pela sua conquista, e uma vez definido a conquista vai em busca de novas conquistas. Vejam quantas e tantas conquistas desde as conquistas terrenas como constatadas na bíblia sagrada, indo pela migração dos povos indo-europeus na área do mar Egeu (2000 a.C.). Da civilização cretense pré-helênica no território grego (1600 a.C.), na guerra do Poloneso (430 a.C), na construção de Alexandria – 330 a.C. (centro da cultura helênica), na ascensão do império romano, na conquista de Roma a Grécia (140 a.C.), no edito de Milão (313 d.C..), no império Bizantino, todas conquistas com os seus prós e contra, que forma a história.

Agora, traga essa conquista para esfera pessoal. Como as grandes navegações à descoberta das Américas (1492), a reforma Luterana, os concílios da igreja, a revolução norte americana, a revolução francesa, o manifesto comunista, as teorias de Marx, Engels, Darwin, etc. Primeira guerra(1914/1918), revolução russa, Hitler e a segunda guerra mundial (1938/1945), a guerra fria (1946/1989), a invenção da televisão, o lançamento do foguete Sputnik, a revolução sexual dos anos 60, a revolução feminista, os movimentos estudantis, o homem a lua, os primeiros computadores (1980). Em 1989 tivemos o fim dos blocos socialistas, queda do muro de Berlim, em seguida a globalização e internacionalização da economia, culminando com o fim da União Soviética. Já em 1997 conhecemos os primeiros passos da clonagem, o que levou a decifrar o DNA e a descoberta do genoma. Por essas e outras razões que o ser humano é um desbravador, penetrante, sensível e reflexível. Com a experiência criativa teve o dissabor de fazer coisas com atos de crueldade, mesmo sendo bom. Alguns de seus inventos foram transformados em coisas ruins, embora fossem bons, mas teve os seus desejos reforçados em detrimento de uma bondade única do ser, ou seja, suas conquistas falaram mais alto do que seu lado sensível ou mesmo emocional, somado a ambição do querer sempre mais e busca pelo reconhecimento e poder.

Está sempre em busca da verdade absoluta, é livre, no entanto, não conseguem se libertar de coisas tão simples como as suas próprias aparências. Não sabemos porquê, mas não conseguem praticar a justiça mesmo sabendo que deve ser orientado por ela, que a justiça é que rege a relação entre os pares do mundo.

O existencialismo depositou todas as fichas no ser humano. Dizendo ser o homem sozinho capaz de atingir o sentido da existência. Tudo isso contribuiu para o homem querer ser o centro da atenção de todo o universo. Mas sabemos que o homem é um ser só; um ser que precisa dos seus instintos espirituais; precisa da sua sensibilidade espiritual; precisa de suas emoções, que está atrelada ao mundo espiritual.

O homem histórico mostrou a sua capacidade de fazer o bem, mostrou a sua capacidade criativa, mostrou a sua capacidade de inteligibilidade, fez a história e caminhou com ela. As falhas fizeram parte de toda a humanidade, mas elas não foram capazes de apagar ou mesmo embaçar o brilho do ser humano e suas conquistas. A crueldade tão vista nos dias de hoje, está diretamente ligada às ambições humanas, aos desejos humanos, a auto-afirmação do ser humano. No entanto, isso mostra mais uma vez o ser humano sozinho, em busca da sua existência e nisso ele falhou, embora o existencialismo tenha depositado tanto no ser humano. É nesta lacuna que cristo quis inserir o seu amor, e ajudaria ao homem não caminhar só, evitando assim, tão grandes desalinhos ocorridos na caminhada humana. E neste sentido, posso afirmar que o ser humano é capaz de fazer belas coisas, mas transformá-las em belas apenas Deus é capaz! Por isso, tem que está em alinhamento com Deus para entender que embora ele seja bom, nem tudo que faz é bom.

Caminhe com Cristo e seja feliz como Ele é.

Bjs à todos e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário