sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 30 – Angústia

Bom dia amados, mais uma vez estamos por aqui e espero que isso seja sempre. Rsrsrs… Bom, na verdade o que é sempre? não sei! Sempre é uma palavra que pode ser enquanto durar ou eternamente, aliás não sei porque estou falando do sempre se o nosso assunto hoje é: Angústia.

Tenho notado pessoas angustiadas no ambiente em que vivo. Pessoas que mesmo sem falar expressam essa angústia, que em alguns casos me parecem tão profunda. Mas o que é esse sentimento que todos nós em algum momento temos? O que fazer quando a angústia toma conta do nosso coração? Será que percebemos quando estamos angústiados? Curiosamente angústia foi o ítem mais votado na pesquisa que realizamos no blog. Isso me vez ver à importância de falar um pouco sobre isso, e percebi que existe um interesse em entender esse sentimento.

Eu diria que angústia é um sentimento que ocorre logo imediatamente a ansiedade, um exemplo claro sobre isso é quando esperando que algo aconteça e por alguma razão demora, assim ficamos ansiosos. O sentimento de ansiedade manda uma mensagem para nosso interior dizendo que não vai dar, não vai acontecer, não vai chegar… Assim, a alma (que é um depósito de emoções) recebe esta mensagem e responde dizendo que quer muito, e a ansiedade continua dizendo não vai dar. Estabelece assim um diálogo onde um diz que quer e outro diz que não vai dar. Então, a alma cria um sentimento para tratar desta relação, este sentimento é: angústia. Fui claro? Espero que sim!! Rsrs…

Como falei acima, a angústia é o resultado de um acontecimento ou espera de um acontecimento. Nós não vamos resolver o problema da angústia, apenas podemos controlá-la. Em primeiro lugar, temos que controlar nossa ansiedade, mesmo que ela construa uma angústia (a partir do que falamos acima), quando a angústia chegar temos que criar mecanismos de subistituição, ou seja, buscar novos focos, cirar novas metas, estabelecer novas caminhadas, novos objetivos....

Jesus, mostrou que não devemos ficar ansiosos, pois sabia que isso trás angústia e não queria ver corações angustiados. Tratou isso com cuidado e calma quando ele diz: “Buscai em primeiro lugar o reino dos Deus e sua justiça, o mais vos será acrescentado”. Aqui Ele estava falando de ansiedade, falando de uma espera, de um por vir.

Saibam que a angústia não tratada gera doenças como: tristezas, mágoas, fobias das mais diversas natureza, inseguranças... Esse é o simples motivo das pessoas buscarem fugas, não suportam a angústia e vão se refugiar. Procuram drogas, vícios, sexo demasiado, gastos compulsivos, remédios, brigas (irritabilidade em alta), desassossego, língua desenfreada, etc... Acho que assim fica claro o perigo desse mal que Jesus tanto tratou.

Queridos, tratem da vossas ansiedades e crie sempre novos objetivos; vença a rotina e não será angústiado; não se cobre tanto, faço o melhor de você e pronto; invente o seu ócio criativo, ou seja, no seu momento de não fazer nada, simplemente não faça nada, e pronto.

Não deixe de aproveitar o seu final de semana e seja feliz, pois a vida é bela e ela merece o seu sorriso.

Bjão à todos, com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário