quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Andando com Cristo 46 – Sentimentos que pertubam

Ontem, falei aqui sobre alguns sentimentos que nos confundem e geram conflito em nosso coração. Recebi alguns pedidos para falar de outros, e aqui vão:

A depressão ela nada mais é que pequenos transtornos de pensamentos e idéias que se chocam causando um transtorno único e maior. É um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.

As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, problemas na escola ou outros fatores que estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

As vezes ficamos deslumbrados com determinadas pessoas ou coisas, esse nosso deslumbramento nos leva a sedução ou mesmo ao encanto, que nos deixa em estado de fascinação. Isso é um caminho perfeito para a idolatria, aqui está a porta de entrada para se idolatrar alguém ou alguma coisa. O que em muitos casos geram o que chamamos de fanatismo, ou seja, um estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente. Que está historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. Esse delírios ou paixões, tira o ser humano do centro da vontade de Deus, por isso os descaminhos da humanidade. É muito comum as pessoas perguntarem, onde estava Deus nos campos de concentração? Onde estava Deus, no 11 de setembro? O que não é comum, são as pessoas perguntarem, onde estava a humanidade nestes episódios que tanto se afastaram de Deus? Em geral o fanatismo que nasce a partir de um deslumbramento gera agressividade, preconceitos, estreiteza mental, incredulidade, ódio, individualismo, etc… Vejam quantos sentimentos que nasce a partir de um descaminho.

Quando fixamos a nossa vida em sistemas únicos como é o caso citado acima, ficamos muito perto da frustração, porque na verdade a chance de dar errado é enorme, saibam que é essa emoção que ocorre nas situações onde algo obstruí de alcançar um objetivo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. Que pode inclusive trazer em si a raiva. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tais como uma estrada bloqueada ou falta de dinheiro, por exemplo. É importante falar disso, pois tem sindo essas razões as companheiras de pessoas que desistem de suas caminhadas apenas por situações tão pequenas como essas.

Tudo isso que falamos aqui tornam as pessoas melancólicas, que também é um caminho que nos leva a depressão e normalmente sem causa específica. E você só percebe isso quando se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral, afetando as funções básicas do dia-a-dia de uma forma considerável.

Bom acho que de alguma forma entendemos que nada acontece fora do nosso controle, pois tudo que falamos aqui começa dentro de nós mesmo, portanto, somos os responsáveis pela condução dos fatos. Faça o seu dia melhor, pense sempre em consequências, use o critério de prioridades, não tenha medo das perdas. Creio que essas são algumas das coisas que podemos fazer para evitar as armadilhas do nosso dia-a-dia.

Fiquem com Deus, e amanhã vamos juntos festejar o último dia deste ano com Alegria, Amor e Paz.

Bjs à todos e não deixem de indicar esse blog para os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário