terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 28 – A Igreja hoje

Hoje quero falar um pouco sobre a Igreja de Cristo. Jesus Cristo não traçou o plano institucional da Igreja, no entanto, o poder de Deus está cancelado a Igreja de Cristo. Foi construída baseado no AMOR. O amor é partilha, envolvimento e igualdade, a fé nos conduz e esse amor, pois ele é a própria fé.
No horizonte desta instituição está a mensagem, e o mecanismo deve se auto-regular através da análise de sua fidelidade a esta mensagem. Tarefa com certeza difícil, mas indispensável.

O centro da vida da Igreja é o Cristo ressurreto e soberano e a Igreja é conduzida pelo Espírito a um novo relacionamento com Deus. A Igreja é o sinal de reconciliação do homem com Deus. A Ceia é assim por dizer, a parte central da Igreja, uma vez que nos remete a morte de ressurreição de Cristo. A igreja vem dar o testemunho do Reino de Deus na comunidade, proclamando o evangelho de Cristo em um mundo falido. Precisa conviver no mundo, pois é no mundo e para o mundo que Deus chama o povo, para ser, povo de Deus. É no mundo que a Igreja é chamada para proclamar o evangelho. Neste sentido, a Igreja está a serviço da humanidade.

É na Igreja que Deus começa fazer o resgate do povo com o seu projeto de renovação do ser humano (separado para Deus). Isso é uma demonstração do constante cuidado de Deus com a sua criação. O que é preciso é que a Igreja reconheça a sua responsabilidade como missão de Deus aqui na terra.

Os cristãos são chamados a exercer dentro da Igreja o ministério profético dinâmico como parte vital da pregação e da vivência do Evangelho. Esse evangelho é sempre confrontado com os problemas do dia a dia. Assim, o ministério profético da Igreja, é desafiado e informado por eventos e causas contemporâneas.

A Igreja é chamada a comunicar, pela palavra, sacramentos e sua vida comum, a mensagem do evangelho para humanidade em todas as culturas. O Espírito Santo capacita a Igreja a se tornar inteligível e sinal profético efetivo a todos os povos e culturas, convocando-os à unidade em Cristo por meio de arrependimento e fé. Ela se renova ao mesmo tempo que renova a comunidade.

A Igreja é também o testemunho de Deus no mundo, para isso precisa apresentar o caminho da verdade e a vida. Todos os membros são chamados a dar testemunho por meio de diversos dons. Esse testemunho deve ser apresentado pelo amor de Cristo. Ao receber o amor de Deus, a Igreja sente-se vocacionada a distribuir esse amor em forma de serviço à humanidade. Por meio desse serviço a Igreja, enquanto mistério, baseada no amor de Deus Triúno, torna-se sinal da presença do Reino de Deus em Jesus Cristo.

A Igreja tem sido evangelizada por Deus. E ingressa na missão divina da evangelização do mundo. É um sinal profético de Deus para reconciliação na humanidade.

Queridos, temo um dia ver a igreja de Deus banalizada pelo mundo, por motivos óbvios. Hoje estamos assistindo uma transformação dos valores, que de alguma forma está revertendo à ética e a moral. As doutrinas são criadas baseadas na presença física e demonstração de crescimento numérico das igrejas. A cruz e o sofrimento estão fora de moda na igreja de hoje.

Sonhamos em ver homens e mulheres piedosos frente aos rebanhos. Sonho em ver pessoas libertas do desejo de conquistas pessoais. Sonho em ver o Serviço se concretizar na ajuda ao outro. Sonho em pensar que o outro faz parte de mim e eu dele, e que juntos somos partículas de um só Deus.

A igrejas não pode ser apenas um depósito de fiéis, desesperançados, que vão a igreja em busca de uma palavra de conforto, a qual, trará uma espécie de anestésico para a sua crise. O projeto de renovação perdeu o sentido, na medida em que não preparamos o povo para viver as suas próprias dores e crises. É ir a igreja para se ter uma experiência com Deus, mesmo que essa experiência seja apenas uma palavra que soará bem em nossos ouvidos. Onde está a igreja sofredora; onde está à igreja arauto de Deus, que proclama justiça no meio da injustiça; onde foi parar a igreja que Deus tanto amou, a qual se dividia para ser um inteiro no meio da comunidade; onde está a igreja que somos um só no Senhor, onde a minha dor é a dor do meu irmão e a dor do meu irmão é a minha dor.

Deus nunca perderá a esperança em procurar esta igreja, na certeza de que um dia poderemos dizer juntos: “Somos a Igreja do Senhor”, onde teremos homens e mulheres dos quais o mundo não é digno de tê-los.

Bom, pensem nisso e amanhã falamos novamente.

Bjs, por enquanto fora da área de rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário