sábado, 19 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 37 – Energia que gera energia

Se você tivesse o poder de fazer qualquer coisa, como decidiria o que fazer? Isso pode parecer uma questão insignificante, mas veja, por exemplo, as pessoas que herdam muito dinheiro. Muitas delas gastam tudo bem depressa. Da mesma forma, quem tem muito tempo livre com frequência se vê envolvido em atividades que lhes roubam a paz de espírito.

Jesus possuía muita energia e sabia como direcioná-la. Ele tinha tanta clareza sobre a sua missão que evitava desperdícios de energia reais e pontenciais. Embora fosse um mestre, Ele se recusava a envolver-se em debates inúteis com pessoas que não queriam aprender, e sim discutir. Mesmo em seu julgamento, não perdeu tempo nem energia com o que sabia ser uma defesa sem sentido.

Apesar de ser um recrutador de pessoas, Jesus nunca se desgastava suplicando aos outros que o seguissem ou tentando manipulá-los. Na verdade, Ele treinava os membros de sua equipe a “sacudir o pó das pés” (Mt 10.14) e continuar seu caminho caso não fossem bem recebidos e ouvidos. Também os aconselhava a não “lançar pérolas aos porcos” (mt 7.6), uma imagem bem forte sobre a importância de saber onde e com quem compartilhar o tesouro de sua força.

Jesus era tão cosciente de sua energia que uma vez, quando uma mulher doente estendeu a sua mão e segurou suas vestes no meio da multidão, Ele se virou e perguntou: “Quem foi que me tocou?” Seus companheiros ficaram atônitos com a pergunta porque Ele foi emurrado, puxado e cercado por muitas pessoas enquanto caminhavam. Mas Jesus insistiu: “Alguém me tocou, pois eu senti que de mim saiu poder”. Então, a amulher se atirou aos seus pés e contou como ficara curada no instante em que o tocara. O intenso desejo dela capitou o poder de Jesus de tal modo que Ele pôde, literalmente, sentir a sua fé (Lc 8.43-38).

Quanta energia desperdiçamos em nossas vidas diárias? Gastos sem propósitos, como palavras de raiva, distrações ou intromissões nos negócios dos outros quando deveríamos prestar mais atenção aos nossos.

Ser cristão requer muita energia para lidar com as supresas profanas. Na maioria da vezes gastamos as nossas energias com coisas inúteis e quando precisamos dela para algo importante estamos desgastados, cansados e desanimados. Nunca temos um reserva de energia necessária para atender os intempéries da vida. Energia é esgotável e você tem que repor para tê-la na hora em que precisar.

Pensem nisso e avalie o que na verdade importa pra sua vida, canalize suas energias para algo que de verdade importe pra você. Não esqueça de criar meios de fontes de energia. Deus coloca a nossa disposição toda a energia do mundo, e está a favor do ser humano, faça bom uso dela pra não se tornar um verdadeiro(a) despreparado(a) e isso pode ser nocivo se não fatal pra você. Esteja com Deus e verá o quanto de combustível Ele tem pra dar.

Fica na Paz e na segunda nos encontramos aqui na semana do Natal que falarei de assuntos próprios do Natal de Cristo.

Lembre-se, não deixem de aproveitar o seu dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário