quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 32 – Natureza também é espiritual

Olá queridos, estamos mais uma vez juntos, o que sempre redobra a minha alegria de estar por aqui.

Hoje, acordei pensando sobre as questões da natureza, e obviamente, eu não quero ser aquele chato que só fala da natureza, que é tremendamente radical com esses assuntos. Até porque eu não acredito em nenhum tipo de radicalidade, pra mim, todo tipo de radicalidade é querer dar um ponto final quando não se conhece começo, meio e fim. Mas, voltando ao assunto, fiquei impressionado com o cuidado que a bíblia relata certos fatos da natureza. Como faz questão de incluir a natureza na vida humana, os exemplos de Jesus sempre co-relacionados com a natureza, isso me faz ver o quanto a natureza está inserida no contexto pessoal e espiritual. Me dá um senso de responsabilidade misturado à culpa.

Jesus, falava da beleza dos lírios; da maravilha da colheita; do poder dos ventos e tempestades; da sacracidade da terra; da água de beber; do objetivo das árvores, do calor e frio… O mais curioso é que não tinha nada de estudos científico como temos hoje. O que só piora a minha culpa, pois apesar de tanto conhecimento não conseguimos nos sensibilizar com a natureza a ponto de enteder que é nosso dever cuidá-la. Como podemos ser tão insensível assim? Como podemos não entender tamanha importância? Por que será que não temos interesse nessas coisas? Será que é porque não tenho como levar algum benifício prático disso? Será que é porque não dá dinheiro nem poder? Por que será?

Tenho notado que os dias têm clareado mais cedo e escurescido mais tarde, o que reduz o tempo noturno, e consequentemente o tempo do sono, e acelera a ativação do seu estado de conciência. Isso muda toda nossa forma de viver, pois estabelece novos parâmetros fisiológicos, reduzindo o tempo de vida.

A questão da necessidade do tempo também tem a ver com questões ligadas à natureza. Podemos falar de todo tipo de tempo, desde o tempo como causa ou mesmo efeito. Podemos falar do tempo climático que ao mudar, muda também os humores e aumentam os desgastes. Falar do tempo que deve ser administrado, aqui falo do tempo vida, pois estamos vivendo cada vez menos por conta dos estragos que fazemos (embora, nos últimos 10 anos deu uma melhorada na média de idade humana no universo). É estressante ter que administrar um tempo que pra nós é curto, isso gera tanta angústia e stress.

Tudo isso, embora não pareça, tem a ver com todos os problemas relacionados com a natureza que sofre em troca de poder e dinheiro. Alguns ainda tentam ou dizem fazer algo para isto, mas, na verdade têm os mesmos objetivos, poder e dinheiro. Obviamente, temos muito gente com preocupação genuína sobre este assunto, como sempre uma pequena menoria, que no mundo das multidões ficam apenas no eco (fato lamentável). Desmatamento é um dos meios em que acabamos com o pouco de ar puro que ainda temos. Lixo nas encostas é só mais um íten desta enorme lista. Produtos químicos derramado em rios é apenas sintoma de alguém que não liga pra mais nada. Florestas queimadas ainda me dá pena de ver. Sem falar nas leis de proteção que servem apenas para as autoridades vender facilidade (isso conhecemos bem).

Gente, vamos acordar para isso, e se puder vamos fazer apenas a nossa parte e isso já será um bom começo.

Que Deus abençoe e amanhã estaremos ecologicamente juntos, pois aqui não usamos papéis, portanto, sem desmatamento. rsrsrsrsrsrs

Bjs, queridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário