sábado, 26 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 43 – Desbravar é ter coragem

Existem qualidades no ser humano muito pouco exploradas. Atitudes que fazem o ir em frente e construir as suas próprias conquistas o seu próprio espaço. Algumas destas virtudes eu muito admiro quem as desenvolve dando um passo muito grande em relação a maioria.

A habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Faz de nós pessoas com grande coragem, afastando qualquer possibilidade do não tentar. Pois o homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior, porque entende que as vezes o pior habita apenas no nosso medo. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que o medo coloca. É a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida. Uma das coisas que a coragem desperta no ser humano é a entusiasmo, e ele pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletido dessa consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está sempre prédisposta a enfrentar dificuldades e desafios. Não se deixa abater e transmite confiança aos demais ao seu redor. Portanto, o entusiasmo pode ser considerado como um estado otimista de espírito. É sempre ter otimismo, não sentido positivista que os livros de auto ajuda nos ensina, mas no sentindo do não derrotista, é estar disposto a tentar na certeza de que Deus o ajudará e O dará força necessária para conseguir chegar lá. Somos naturalmente epifânicos e precisamos de uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. É exatamente para indicar que encotramos finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora conseguimos ver a imagem "completa" do problema. Por isso o ser humano busca com tanta avidez a solução para os problemas e as vezes nem temos paciência para tanto. A nossa Euforia nos deixa em um estado emocional de excitação plena e a nossa vontade de conquista parece não ter fim. Bom quando usamos isso apenas pelo desejo não para conquista de poder e dinheiro, pois encoberto à esses desejos estão pecados tremendamente capitais.

A sensação de bem estar dá um imenso prazer. Podemos ter prazer nas nossas conquistas, o que nos torna alegres e essa alegria afasta de nós o mau humor e o pessimismo, portanto, uma pessoa quase sempre pessimista não é uma pessoa alegre, e o contrário também é verdadeiro, pois uma pessoa otimista tem grande chances de momentos de alegria. As pessoas costumam demonstrar alegria ao sentir prazer, isso é comum. Em geral, o prazer é uma resposta do organismo ou da mente indicando que nossas ações estão sendo benéficas à nossa saúde. O prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios, comendo, sexualmente, escutando música, escrevendo, realizando algo que, particularmente, cause bem estar em um indivíduo, reconhecendo outrem, servindo a outro e servindo a Deus. De certa forma há um consenso de que uma vida bem vivida, sob ponto de vista humano, é uma vida repleta de prazeres que confortem tanto a carne como o espírito dos indivíduos em si.

Obviamente que nada pode ser conquistado dando-nos o prazer necessário, que produz alegria, se não houver o que chamamos de ato de inspiração, toda pessoa é inspirada. As vezes por falta de coragem não usamos nossa inspiração. No entanto, muita gente não sabe que inspiração não é um mecanismo humano, inspiração é divina, nesse sentido, toda e qualquer inspiração vem de Deus! Alguns de vocês devem pensar, e quando a inspiração é usada para mal, também é de Deus? Eu diria que o fato da inspiração ser usada para o mal, nada tem a ver com Deus, pois a inteligência também é divina e muitos a usamos para o mal. As grandes maldades humanas que conhecemos, foram causadas por mentes brilhantes. Qualquer estímulo ao pensamento incentiva à atividade criadora e é daí que vem inspiração. Não podemos esquecer que não temos controle dos resultados das nossas ações, controlamos apenas as ações mas os resultados e consequências essas não controlamos, apenas arcamos com elas ou não. Por isso, é necessário o devido cuidado com nossas atitudes, elas podem gerar verdadeiras tragédias.

Como sabemos o mundo é dúbio e isso nos coloca em um estado de ambivalência, por isso temos sempre dois ou mais tipos de sentimentos que normalmente são conflitantes. Essa experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas sempre geram dúvida, e esse tem sido o nosso maior problema, acertar na escolha. Nesse sentido a palavra de Deus é colocada, Ela nos ajuda a atender o caminho apesar dessa dubiedade. Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio, notem que eles andam juntos, veja que a bíblia ensina aplicar o amor e esquecer o ódio, sempre Ela define o que fazer com os dois sentimentos (um você aplica, o outro você esquece).

Queridos tudo que precisamos para ter uma vida recheada de conquistas estão dentro de nós. Muita gente acha que isso é uma fórmula, não existe formula, existe coragem, que nos torna pessoas otimistas, dando-nos prazer, que é transformado em alegria, que traz um sentimento de bem estar. Portanto, está dentro de você mesmo. Deus dará a inspiração necessária para você causar as suas conquistas, mas, você precisa dar o passo, não queira usar Deus para fazer a sua parte. Deixa Deus ser Deus, Ele quer apenas fazer o papel Dele e ajudar a você no seu, permita isso e verá as suas conquistas sendo alcançadas.

Fiquem corajosamente com Deus e estamos juntos.

Bjs e até manhã por aqui, como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário