quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 35 – Necessidade de Deus na comunhão

Queridos, a nossa caminhada com Deus é uma necessidade pontual! Ninguém consegue ter uma vida plana se Deus, eu preciso afirmar isso porque as pessoas estão vivendo num mundo sem Deus e resultado disso trás dor.

Nossa alma em busca de Deus clama por direção espiritual. Talvez muitos não estajam ouvindo esse calmor, mas ele está aí. Precisamos encontrar pais e mães espirituais que nos conduzam pela trilha em direção a Deus. O curioso é que esses mentores espirituais estão por aí, e miutos deles não se encaixam nos estereótipos evangélicos definidores o que é um homem ou uma mulher de Deus. Pois apresentam uma espiritualidade que não nos impacta. Os mentores de que precisamos devem er tão gente quanto nós, conhecer as angústias do silêncio de Deus, as dores do próprio fracasso e as delicias de, apesar de tudo, nunca desistir dessa busca fascinante. Como nos adverte Thomas Merton:

“O trabalho de um lider espiritual não consiste em nos ensinar um método secreto e infalível para obeter experiências esotéricas, mas em nos mostrar como reconhecer a graça de Deus e sua vontade, como ser humilde e paciente, como desenvolver uma percepção mais aguda de nós mesmos e das nossas dificuldades, e como remover os principais obstáculos que podem nos impedir de ser pessoas de oração.”

Ter um líder, um ou uma mãe espiritual, um mentor ou qualquer outro nome que se queira chamar é, na prática, construir uma ponte entre espiritualidade e experiência cmonutária. Isto porque, na direção espiritual, deixo de lado a ilusão de viver esta aventura da fé baseado em mim mesmo. Tenho no mentor, um membro da comunidade, alguém que me liga a ela tal qual uma ponte faz conexão entre duas margens de um rio. E assim, nossa espiritualidade pode ir sendo construída na companhia de mentores que, por trás de si, trazem uma comunidade de fé através da qual cotidianamente a face trina de Deus pode ser vista e experimentada.

Hoje estou falando que você precisa de Deus e estou dizendo que a melhor forma de buscá-lo não é sozinho, digo que tem que buscar alguém que possa te ajudar a caminhar com Deus. Tem que ter um mentor, um líder, um pai ou mãe espiritual, alguém que possa está perto de você e te ajudar na sua caminhada. Isso nos transforma em comunidade e traz comunhão até nós, essa experiência comunitária pode e deve ser vivida na Igreja, pois, na vida desta comunidade de fé que nossa espiritualidade será forjada, em meio à queda e à reconciliação com Deus, nela somos confrontados com o pecado que nos aliena de Deus. A Igreja é o lugar onde a humanidade vai reencontrar a unidade da salvação, é a demonstração do mundo reconciliado. E nela você irá reconstruir a sua espiritualidade com os iguais a você.

Fiquem em Paz e caminhemos juntos assim mesmo como somos.

Um grande beijo e que o nosso Deus nos abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário