segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 38 – A verdade sobre o Natal

Estamos chegando ao Natal, que alegria. Aliáis, uma extra alegria! As vezes fico pensando de onde vem tanta alegria neste período, como acontece esse fenômeno de paz que está imbuído no espírito do Natal. Vejam que não é apenas aparência, se olharmos os filmes que falam do tema perceberam que estão todos receados de alegria, de perdão, de amor, de paz, e porque não dizer, de comunhão. Esse é o espírito do Natal.

Como sabemos, o Natal é uma festa cristã, é uma comemoração cristã, o mundo a comemora por ser cristão. No entanto, esta data apesar de trazer sobre ela essa levesa de sentimentos como falamos, esses sentimentos do espírito do Natal não são nem de longe o que representa o seu verdadeiro significado. Se olharmos o Natal como uma data comemorativa, ele será a maior data de todos os tempos; se olharmos como um sentindo, ele será o maior de todos os sentidos; ser for enxergado como uma data de alegria, essa será a maior de todas as alegrias.

O Natal é um evento, um advento que traz em sim vários significados de mudanças concretas. Ele foi capaz de mudar a história trazendo um grande projeto de esperança, foi capaz de mudar as vidas trazendo um grande e revolucionário projeto social, embora muita gente não saiba, o sentido de cuidar do outro nasceu a partir de Jesus, portanto, todos os projetos sociais que conhecemos vem da esperança de cuidar do outro e isso nasceu no Natal. Deu sentido a vida humana, gosto pelo viver, trouxe uma nova forma de exergar o ser humano, criou no ser humano um projeto de valor. Por isso, creio que o Natal traz em sim esse sentimento que aqui falamos.

Não podemos esquecer que o Natal se dá pelo nascimento de Jesus, o Mecias, o escolhido, que viria ao mundo para trazer Paz. Não a paz do não guerra que conhecemos, isso não é paz! Pode ser um acerto entre partes, pode ser um abrir mão de alguém, a paz do não guerra não tem nada a ver com a Paz de Jesus. O seu nascimento (seu Natal) trouxe uma Paz interior, uma Paz de reconhecimento, uma Paz onde olhamos para dentro nós e a encontramos. Só quem recebe essa Paz sabe do que estou dizendo. Uma Paz sem acordos, sem trocas, sem hieraquias, sem condutas, sem espera. Uma Paz paciente, amorosa, companheira, que traz segurança, saúde, uma alegria permanente e não passageira. Essa Paz faz não nos importarmos com coisas vans, com projetos infocados. Ela não é egoísta e nem interesseira. Tudo isso foi inaugurado com o Natal de Jesus.

Por isso queridos quando estamos festejando o Natal encontramos sentido para as nossas vidas, estamos festejando não um aniversário, estamos festejando uma grande e maior mudança de rumo da vida humana. O Natal tem um significado muito maior do que pensamos. Pena que transformaram o Natal num evento de marketing que traz consumismo e produz dinheiro e riqueza e nada mais. Como conseguiram reduzir o Natal de Cristo a isso, como fomos envolvidos por um projeto tão pequeno em detrimento de um tão grande. Isso embassou o real e verdadeiro sentido do Natal. Mas, felizmente não conseguiram acabar com o espírito do Natal, que esse seja eterno e permaneça em nossos corações.

Aproveite este Natal e reflita sobre tudo que aconteceu a mais de 2.000 anos quando o Natal surgiu. Pense em todas as possibilidades que o Natal de Jesus criou pra você, sinta esse Jesus que está aqui bem perto simplesmente par te dar o Natal todos os dias. O sentindo do verdadeiro Natal está no meio de todos nós. O verdadeiro Natal é Jesus que não foi constituído apenas de nascimento, e sim de nascimento, vida, morte e ressurreição. E Ele está aqui para fazer de todos os seus dias um verdadeiro Natal. Seja feliz e que nesse Natal tenha eternidade pra você e que lembre do Natal de Cristo todos os dias de sua vida.

Fica na Paz do Natal de Jesus e que Deus te abençoe.

Amanhã estamos por aqui. Bjs à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário