segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 22 – Depressão

Bom, devo desculpas à todos vocês pela minha breve ausência. Tive que colocar algumas coisas em ordem e não sobrou tempo para estar aqui com vocês. Mas hoje, volto com uma imensa alegria e prazer em ficar.

Me comprometi de falar um pouco sobre depressão. Esse sentimento que tem gerado na humanidade doenças, improdutividade, e tantas outras coisas. Obviamente, sou teólogo, Pastor, e por essa razão sempre levarei os meus argumentos para áreas ligadas a minha formação. Todavia, li um artigo publicado pela National Gographic de uma pesquisa feita pelo Hospital Johns Hopkins Medicine, dizendo que 80% das doenças físicas são geradas pelo o lado emocional das pessoas. Neste mesmo artigo, diz que o cancer é uma doença que começa exclusivamente pelo lado emocional. Sendo assim, o nosso investimento de vida está equivocado quando investimos mais na vida material do que na espiritual. Pois afirmo que a vida emocional é regrada pelo espírito.

A depressão é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas. Existem dois tipos de depressão uma considerada “normal” e outra psiquica. Deixa eu dar um exemplo: a psiquica é um como o clima do país, o nosso é tropical temperado, e a “normal” é como se hoje estivesse chuvendo e amanhã fazendo sol. Em outras palavras, a psiquica é uma doença e a “normal” é um estado de espírito, hoje você pode estar bem e amanhã não.

Existem diversas sintômas para a depressão, mas os mais comuns são: Perda de energia ou interesse; Humor deprimido; Dificuldade de concentração; Alterações do apetite e do sono; Lentificação das atividades físicas e mentais; Sentimento de pesar ou fracasso; Dificuldade de tomar decisões; Irritabilidade ou impaciência; Inquietação; desesperança; Persistência de pensamentos negativos; Queixas freqüentes; Boca ressecada. Se você tem algum desses sintômas, pode estar passando um processo depressivo. A depressão pode gerar algumas, doenças tais como: doenças cardíacas; cancer; problemas estomacais; disfunções, etc…

Não se sabe ao certo a origem desta doença, no entanto, sabe-se que ela sempre surge a partir de um atrito em alguma área da vida. É muito comum orientar as pessoas esfriarem a cabeça e procurar novas coisas à fazer, porém a minha orientação é que procurem médicos especializados na área. As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Está ligada diretamente ao estado de humor das pessoas, visto isso que o anti-depressivo mais vendido no mundo é prosac que atua exclusivamente equilibrando os neurôneos responsáveis pelo humor.

Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos.

Acho que já estou ficando depremido em escrever esse texto. Mais parece o fim do mundo, ou melhor das nossas vidas. (rsrsrs). Queridos, na verdade quero que funcione como alerta. Quando não investimos tempo, dedicação e dinheiro em nossas vidas espirituais, somos sérios candidatos a depressão. Não quero dizer que a Igreja é responsável para libertar as pessoas desse mal, não quero transformar as nossas falas em argumentos positivistas, apenas quero mostrar que existe um caminho onde podemos lançar as nossas dores, ansiedades, lutas....

Quero também dizer que a vida já é naturalmente cheias de cobranças; não se cobre tanto; não fique exageradamente fixado em apenas um assunto; não permita que a sua vida não tenha mais sentido, dê sentido a ela; busque fazer algo novo sempre; dê prazer ao seu dia, termina a noite dizendo: como foi bom; procure momentos de lazer e se distrair, vale a pena; não seja escravo do seu mundo, reconstrua-o. Existe um Deus que vai ajudar você nesta brava e louca empreitada, e Ele está em Jesus Cristo.

Ufa, acho que vou andar um pouco pra distrair, e por favor, não me peçam para escrever sobre depressão, me dá uma fome danada, sabia? Rsrsrsrsrs.

Beijos queridos, e pode acreditar cheios de saudades e sem depresão.

Um comentário:

  1. Não conhecemos a mente humana.
    Mais Deus conhece. Só quem conviveu com uma pessoa depressiva, sabe como sentimos incapazes diante do quadro clínico.Além da medicina,oração sem cessar foi o que estamos fazendo.Ninguém melhor que Deus para curar a mente humana e o corpo. Jesus è Fielllll

    ResponderExcluir