terça-feira, 17 de novembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 19 – Sentido da Cruz

Queridos, hoje eu atendo uma solicitação que acho bastante pertinente. Vamos meditar na Cruz de Cristo. Muito gente acha meio fora de moda falar da Cruz de Cristo, mas na verdade o que temos são as respostas do que nela aconteceu.

Em Marcos capítulo 15 conta toda a história da condenação de Jesus, seus escárnios, sofrimentos, humilhação e a crucificação. Aqui não vou escrever o texto, apenas oriento que leia antes de ler a minha reflexão. E fico apenas com a frase: “Está consumado”!

Como sabemos, Jesus foi condenado sem nenhuma condenação, se observar o texto verá que quando pilatos pergunta ao povo o que Ele fez, o povo apenas responde: Crucifica-o! Crucifica-o. Na verdade, nem o povo tinha um motivo para condenar Jesus. Esse povo apenas foi incitado pelos “chefes” da sinagoga (escribas, sacerdotes e anciões…). Então, depois de muito tentar Pilatos propõe uma troca de Jesus por um bandito temeroso, ainda assim, o povo preferiu que Jesus fosse crucificado. Ele entrega Jesus aos soldados para que seja então açoitado e finalmente crucificado. Obviamente, tudo isso aconteceu para que se cumprisse as escrituras, nesse sentindo, não seria diferente, iria mesmo acontecer queiram eles ou não. Mas o que a Cruz tem a ver conosco? Eu creio que não vou falar da Cruz em apenas um texto.

Dentro da humanidade habita o pecado e nele a morte. Para que o pecado e a morte fossem vencidos Deus teria que ir até eles e enfrentá-los, de modo que ao enfrentá-los os venceriam. Deus não precisava fazer isso por Ele mesmo, pois não faz nenhum sentido querer vencer a morte uma vez que é imortal. Mas, precisava vencê-la por nós. Havia um abismo tremendo entre nós e Deus, se o pecado e a morte não fossem vencidos, estaríamos nesse abismo. Então, a estratégia que Deus usou para vencer o pecado e a morte, foi torná-los visíveis em nosso meio, e fazê-los em representação viva. Muita gente não entende porque Jesus precisou vir e porque teve que morrer. Exatamente para dar respostas tudo que está escrito acima. Ao vir, levou uma vida sem pecado! Vencendo assim o pecado, mesmo tendo sido tentado, resisitiu as tentações e ao resistir venceu o pecado. Mas ainda existia a morte a ser vencida, assim como ele teve que passar pela tentação para vencer o pecado, ele teria que passar pela morte para vencê-la. A sua ressurreição é a vitória sobre a morte! E ao vencê-la, Ele deu a nós a vida eterna como herança. Quando ele venceu a tentação venceu também o pecado, na Cruz ele assume o pecado de toda humanidade, isso acontece no momento em que o céu se escureceu e ele diz: "Pai, por que me desamparaste?". E diz o texto que imediatamente o véu se rasgou e o céu se abriu. Aqui, ao se rasgar véu, Ele tornou-se o nosso intercessor e acabou com a “barreira” que existia entre nós e Deus. Por isso, agora, temos acesso direto ao Senhor através de Jesus. E quando o céu se abriu deu a Ele autoridade sobre os nossos pecados, eis porque temos o perdão para os nossos pecados por Àquele que venceu o pecado.

Assim concluímos que passamos a ter uma vida eterna através da experiência da Cruz de Cristo, pela sua morte e ressurreição. Temos os nossos pecados perdoados pela sua autoridade sobre o pecado. Tudo isso ele fez pelo amor que tem por nós. Para nos mostrar que fez não por Ele, apenas por nós. E, não fez para que tivessemos uma conta à pagar, apenas para vivermos uma vida em liberdade, com direitos herdados Dele. Não por merecimento, apenas pelo seu imenso amor. Repartiu Sua conquista conosco, deu o seu sofrimento, sua dor, seu desamparo, sua solidão, sua vida, sua morte e tudo por mim e por você. De nós não exige nada, e ainda nos dá a liberdade de escolher o que julgar melhor. Por isso meu amor a esse Deus. Por isso, não quero nunca viver longe de Jesus.

Jesus, obrigado meu vencedor; Jesus, obrigado meu mestre; obrigado meu Senhor; obrigado meu Salvador; obrigado maravilhoso conselheiro; obrigado príncipe da Paz; obrigado, obrigado, obrigado….

Um comentário:

  1. Salve Valter! o texto está mt bom! ainda não li os outros dois mas já, já estarei lendo! rsrs
    Não tem como ouvir falar de cruz e não me lembrar de Amor e de Graça! Por causa de imenso e perfeito Amor é que estamos aqui hj! Livres para Amar a Deus acima de tudo e Amar ao nosso próximo como a nós! Deus abençoe! abração

    ResponderExcluir