quinta-feira, 19 de novembro de 2009

reflexão Andando com Cristo 21 – Sofrimento da Cruz

Vou fazer hoje mais um texto sobre a Cruz. Neste, pretendo falar sobre o sofrimento da Cruz. Como se Cruz sofresse, na verdade vou falar sobre o sofrimento de Jesus na Cruz. Ah, vocês entenderam o que eu quis dizer. (rsrs)

Quando lembro de tanto sofrimento da Cruz me pergunto: Por quê? Será que haveria necessidade de tanta dor? Se o objetivo era a morte, porque não fizeram logo? Teriam mesmo que fazer todo aquele processo de sofrimento? Bom, creio que essas devem ser perguntas que rondam em nossas mentes a milhênios, e por esta razão continuamos sem saber ao certo. No livro “A Igreja de Hoje aos Olhos de Jesus” eu digo que algumas coisas no mundo espiritual, quando procuramos respostas, encontramos mais perguntas.

Algo pode ser dito sobre o sofrimento. No mundo espiritual essa era uma tentativa de Santanás em desmacarar o brilho da morte, pois de alguma forma quando olhamos o sofrimento de Jesus, sentimos por Ele mais o sofrimento do que o momento da Cruz. Portanto, essa era uma estratégia que Deus sabia que seria usada contra o seu Filho, no entanto, permitiu, pois o sofrimento passaria e as marcas ficariam para recordação da humanidade. Nesse sentindo, até o que satanás faz para apagar o brilho da ação da Cruz acaba remetendo-se a ele mesmo e valorizando ainda mais o sentido da Cruz.

A segunda coisa que podemos falar: é o momento de triúnfo, na vida de conquistas, o sofrimento faz parte. O que Deus quis mostrar através de Cristo, é que a caminho da Cruz existe dor e sofrimento. Mas, no caminho da Cruz também existe o triunfo, então, a vitória passa pela dor e pelo sofrimento. A vitória não é uma conquista inócua, será sempre recheada de dificuldades, e maior parte delas geram dores.

A terceira coisa que o sofrimento da Cruz nos mostra: é a maldade humana e o desejo de fazer tudo pela suas próprias mãos. Somos, seres que nos acostumamos muito facilmente com o prazer da dor alheia. Não pense que você não é assim, pois no fundo todos somos. De forma muitas vezes camufladas, mas somos! Observe que no final do todo aquele sofrimento 4 homens, soldados, estavam as pés da Cruz enquanto 3 deles ainda sorvia o sabor do prazer da dor, um deles disse: “Verdadeiramente, esse era o filho de Deus”. Esse sentimento também é apontado na condenação de Jesus, quando a mesma multidão que andou com ele pelas ruas de Jerusalém, e participou dos seus feitos, foi a mesma que o condenou dizendo: “ Crucifica-o, crucifica-o”. Infelizmente, precisamos de coisas que atendam aos nossos prazeres, quando os nossos prazeres já forem supridos, partiremos pra outro. Esse tem sido o maior problema para manter as pessoas de frente a Cruz de Cristo.

O sofrimento também daria ênfase a morte de Cruz: pois além de se cumprir o que fora dito, mostrava-se também com muita ênfase que Jesus não estava disposto a medir esforços para fazer a vontade do Pai e que isso fosse feito para nós. O que na verdade não saia da mente de Jesus, era que tudo aquilo não era em vão. Ele está prestes a ter autoridade sobre todas as coisas em nossa vida e que por nós o sofrimento valia a pena. Por isso a ênfase maestral de Jesus em passar quieto pelo escárnio da dor e do sofrimento. Para Jesus, nós somos presentes que Deus o presenteu. Somos, por assim dizer, a obra prima de Deus que se completou em Jesus, e Ele sabia disso.

Queridos, quando pensar em Cruz, seja honesto com Jesus e pelo o que ele fez por nós. Especialmente o seu sofrimento e a sua morte vicária. Não frenquênte Igreja porque lá é um bom lugar pra se ir. Não queira estar na Igreja porque acha que Cristo se agrada disso. Não trate a Igreja do Senhor como se fosse sua, Ela é do Senhor que morreu por você! Não faça da Igreja do Senhor um lugar de fuxicos, ali não é lugar disso! Não troque o Jesus da sua vida pelos prazeres, prazeres são passageiros, Jesus é eterno! Não foi pra isso que Jesus sofreu, não foi pra isso que Ele morreu e ressucitou. Ele morreu e ressurgiu dos mortos para te dar vida, e vida em abundância.

Fica na Paz do Senhor e aqui eu termina a série da Cruz, e a qualquer instante volto a falar nela, pode esperar.

Amanhã quero falar de depresão, esse sentimento que tem atormentado à todos, e que é fruto de um mau não necessário. Até lá. Bjs.

E viva o Flu, que venha a LDU. (rimou)

Um comentário:

  1. Como um bem precioso que temos é assim que
    a mensagem da cruz tem gerado ao meu coração.
    Vai uma sugestão de texto Gigantes.

    ResponderExcluir