quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reflexão Andando com Cristo 20 – Acontecimento da Cruz

Bom dia amados! Ontem falei aqui sobre o sentido da Cruz. Hoje falo sobre o acontecimento da Cruz. Como disse ontem, falar de Cruz está fora de moda e de fato o texto não recebeu nenhum comentário, realmente o interesse pela a Cruz é muito pequeno mesmo (rsrsrs).

O acontecimento da Cruz, começa no Getsêmani, onde Jesus foi orar com os discípulos poucos momentos antes da sua prisão. Neste lugar era o último encontro de Jesus com os discípulos antes da ressurreição. Foram com ele os 11 discípulos e ao chegar ao local, ele levou um pouco mais adiante Pedro, Tiago e João, e depois subiu um pouco mais para ficar sozinho. Pediu aos três discípulos que ficassem orando enquanto ele iria ter os seus últimos minutos com o Pai em Terra. Conhecemos a história e sabemos que os três discípulos não conseguiram sequer ficar orando em vigilância enquanto Jesus estava sozinho.

Foi no Getsêmani que Jesus sentiu a dor da solidão, foi ali que sentiu a dor do desprezo, do desamparo, da rejeição…. Sabia que a sua jornada estava terminando, e com ela estava o início do seu maior sofrimento. Por isso os primeiros sentimentos que teve que passar foram os sentimentos da alma, ali estava sendo dilacerada a sua alma, uma espécie de escárnio violento nos sentimentos, semelhante ao que fizeram com o seu corpo físico, é uma dor não vista, apenas sentida. Depois disso sabia que iria passar pela dor da humilhação, da vergonha na presença de todos e em seguida seria a vez de passar pela dor física, que corta a carne, destrói os músculos, causando uma dor invariavelmente insuportável. Havia dor por toda parte daquele ser já com a alma tremendamente machucada, e se isso não fosse suficiente, agora ele tem o corpo castigado pelas feridas. Eu fico inconvenientemente triste em falar dessas coisas por saber que tudo isso aconteceu não por Ele, estava apenas sendo o anteparo de nós.

Vencer as dores da alma deu a Ele autoridade sobre elas para limpar as nossas dores; vencer a dor física deu a Ele poder sobre as feridas e doenças. Ali, Ele estava sendo completo para nos dar cura sobre todas essas coisas. Por isso o texto indica que: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Acho que assim fica claro que o Isaías estava querendo dizer a respeito desse momento.

Queridos, como podem ver, o acontecimento da Cruz não foi apenas um momento em que tiramos para rechear a história, esse foi o momento em que lutas estavam sendo travadas e vencidas na esfera espiritual, e pior, em toda essa luta Ele estava lutando sozinho, pois nem os seus discípulos puderam ajudar. Entenda o que fez Jesus por você, lutando sozinho e unicamente para que você desfrutasse da vitória cujo o mérito é exclusivamente Dele. E na verdade nunca paramos para pensar nisso, e nem entendemos o sentido dessas coisas, tratamos como se fosse: Ele fez por que quis, eu não pedi nada a Ele, assim agimos com Jesus. Mas, Ele na sua imensa bondade não nos julga segundo os nossos pensamentos ou atos em relação a Ele.

Alguns de nós pelos menos aceita-O, mesmo sem saber muito bem o que é exatamente isso, e outros não O quer. Alguns acham não ser merecedor de Jesus, o que pra mim é uma enorme desculpa de alguém que não quer compromisso. Existe uma tremenda miopia das pessoas que acham que seguir a Jesus é um compromisso; se for compromisso é de libertação e de cura. Mas, notavelmente seguir Jesus não é compromisso, é um estilo de vida! Vida em Paz! Vida em alegria! Vida em liberdade fora dos padrões mudanos! E porque não dizer vida em abundância!

Amanhã, vou falar do sofrimento da Cruz e quem sabe entenderemos um pouco melhor o porque desse sofrer. Espero que esses textos sobre a Cruz estejam abrindo os seus corações para ter pelos a coragem em mostrar esse Jesus que é o nosso maravilhoso Senhor.

Fiquem em Paz e que cada um carregue a sua cruz, e que seja em jesus, cujo o fardo é leve.

Até amanhã, um grande beijo à todos.

Um comentário:

  1. A cruz revela:Lc.23:34-48
    Os escarnecedores(vs.34-36)
    Os blasfemadores(vs.39)
    Os verdadeiros adoradores(vs.42)
    Anderson Bravo,pastor

    ResponderExcluir