quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reflexão - Andando com Cristo 12 - A Igreja

Falarei hoje da Igreja do Senhor e seus valores. Os valores do mundo não são os valores da Igreja. As igrejas deveriam estar mais predispostas a dialogar com este mundo, pois os valores professados pela sociedade contemporânea são quase impossíveis de serem assimilados pela vida espiritual e cristã, por serem muitas vezes aéticos e amorais. A Igreja não pode se tornar espelho do mundo, mas a sua imagem; não pode seguir, mas deve ser seguida.

Mas, homens estão sendo formados dentro deste conjunto deturpado de valores (Poder, Dinheiro, Sexo, Celebridade, Desejo de Guerra, Individualismo Exacerbado, Egoísmo Manifesto, Anti-Comunitarismo). Muitos destes homens encaram a Igreja de forma fria, a partir de seus estranhos valores, e vêem nela apenas a oportunidade, a instituição de portas abertas aos seus interesses. As igrejas para estes indivíduos tornam-se portais de acesso ao poder político, financeiro e à manipulação das massas.

E a Igreja não pode ser nada disso. Não pode, não deve. A humanidade precisa da Igreja necessita deste espaço onde acontece o encontro da fé, que permite vivenciar uma comunidade de valores espirituais, preocupada com o bem comum da humanidade, com a manutenção da mensagem cristã e com a transformação do ser humano. Se este espaço for conspurcado, vilipendiado e deturpado, onde a sociedade encontraria a concentração de força espiritual necessária para sua salvação?

O quadro é complexo exige de nós o alicerce crítico e a vontade transformadora. Exige de nós a denúncia e o resgate. Exige de nós um recuo no tempo e um avanço no espaço social. Exige a recuperação da essência e a proliferação da verdade. Exige de nós tão somente o que o mundo de Cristo exigiu dele: palavras e atos inspirados em Deus.

A Igreja não pode ser apenas um depósito de fiéis, com seus líderes preocupados unicamente com a assembléia lotada, em um projeto onde a substância do ganho é numérica, como se fosse o resultado de uma campanha publicitária, que traz lucro e poder. A ambição da Igreja não deve ser essa.

Vamos juntos construir uma Igreja onde todos somos um só no Senhor e o meu desejo é fazer parte desta mudança em Deus.

Extraído do livro "A Igreja de Hoje aos Olhos de Jesus" de minha autoria.

Fica na Paz e que Deus abençoe à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário