segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Andando com Cristo em família

Olá, que bom estar novamente por aqui. Dei uma breve parada neste fim de ano e agora estamos juntos novamente. Quero iniciar desejando um grande e maravilhoso ano de 2010 pra todos vocês.

Hoje, iria falar um assunto que escolhi pra vocês, mas um grande amigo ao falar comigo pela manhã, disse que o melhor assunto para começar o ano é família. Que bom que ele pensa assim, pois família é um assunto que estará sempre em pauta, é sempre bem vindo.

Pensei como falar de família, o que eu poderia dizer às pessoas sobre família. Percebi que muitos já falaram, e falar que família é o nosso alicerce, estaria dizendo o que os outros já fizeram; dizer que é construída baseada em amor, chuveria no molhado; dizer que é um plano de Deus para o ser humano, estaria conduzindo assunto biblicamente, o que vale dizer que todos já leram; dizer que o marido tem que fazer a mulher feliz e que ela fazer o mesmo por ele, estaria repetindo o pacto que assumiram perante a Deus. Eu pensei em o que falar da criação dos filhos: são heranças, são presentes de Deus, são benções do Senhor, é de nossa responsabilidade cuidá-los, ao pensar em tudo isso, entendi que todos sabemos dessas coisas e que falar disso em um espaço tão pequeno não acrescentaria nada em nós.

Resolvi então avaliar a minha família, sabe o que percebí? Notei que vamos nos construíndo juntos, fui notando os momentos em que passamos juntos, recordei alegrias inesquecíves, ví claramente os momentos em que errei e precisei pedir desculpas e com que ternura as aceitavam, pensei nas cobranças que fiz, e algumas delas bem sem sentido. Olhei para trás e vi quanta coisa conquistamos juntos, percebi cada momento perdido, mas obviamente, cada momento ganho. Então, vi o alicerce ali, estava construído em cada dia, cada momento, cada instante, ali estava a minha rocha. Me voltei as famílias em geral e vejo pessoas que não se dão, gente que não se gosta, pessoas que não vibram pelas conquistas, eu disse a mim mesmo, como seria essas famílias se tudo fosse diferente, se eles entendesse o milagre da comunhão. Eu, agradeci a Deus pela minha e lamentei a Deus por outras.

A lição que aprendi disso foi uma única: a família é construída nos detalhes, no dia-a-dia, me fez perceber como é importante aquele abraço apertado, como é ímpar aquele sorriso dos filhos, como é bom ver a esposa feliz, como é bom, muito bom ver o companherismo, a complacência, o desejo do cuidado, a benevolência, satisfação em tê-los. É muito bom rir dos gostos diferentes, ter flexibilidade em entender o caráter do outro (aqui na minha família somos 4, cada um com o seu gosto e cada qual com seu caráter). Às vezes precisamos abrir mão de alguma coisa para beneficiar o outro e fazer isso por carinho, por amor, não por obrigação. Sem falar no respeito, respeitar os seus espaços, suas vontades, seus prazeres, etc…

Reunir a família para decidir o que fazer, onde a opinião de todos tem o mesmo valor. Onde todos pode falar abertamente o que pensa. Que alegria ser assim.

Queridos, pense em cada minuto, pois são eles que construirá as lembranças que terá de sua família, neles tente fazer o melhor para a sua família. Faça com que todos sintam segurança, amor, comunhão, paz, alegria, cumplicidade….

Fica com a Paz de Deus e cuide da família na presença Dele e amanhã vamos estar juntos por aqui.

Bjs à todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário