quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Andando com Cristo sem lúxuria

Queridos, o que acham de falarmos de um pecado que está todos os dias batendo na sua porta. Vamos falar de luxúria. Como se vocês pudessem opinar neste momento, infelizmente não podem, então eu que terei que decidir se escrevo ou não, portanto, decidi escrever. (rsrs)

A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Existe um erro clássico quando achamos que luxúria só acontece na área material, puro engano, veremos isso no discorrer do texto. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”, ou seja, o nosso querer vai tomando uma forma tão grandiosa a ponto de não exergarmos os limites e acabamos com o controle.

Apegar-se aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade nos torna vunerável a esse pecado. Não estamos querendo dizer com isso que você não tem o direito a prazeres humanos, mas o cuidado deve existir para não se perder vida.

Segundo a doutrina cristã a luxúria é um pecado capital (Pecado principal) ou seja, um pecado que serve de "porta" para levar a outros pecados.

Existem diversas ramificações, exemplos: a prostituição, sodomia, pornografia, incesto, pedofilia, zoofilia, sadismo, masoquismo, desvios sexuais, todos relacionados a carne. Portanto, a Luxúria seria uma porta de acesso a outros pecados que causam os desvios morais. Toda imoralidade que vemos hoje espalhadas pelos os meios de comunicações, surgiram a partir desse tão aparentemente inocente pecado. Isso tem destruídos os valores das famílias, os valores morais e éticos, o respeito pelo ser humano, repeito pela natureza, entre outros. As pessoas passaram a não ter mais limites para os desejos, onde tudo pode ser desejado.

Hoje, no meio dos jovens temos o tal do “fico” e o “não tem nada a ver”. São reflexos de uma sociedade decaída por conta do tal pecado da luxúria. Tenho notado que está se desenvolvendo uma cultura de admiração pela artimanhas feitas por marginais e líderes da marginalidade. Isso é pra mim, um sintoma de como os jovens andam sem parâmetros o que significa falta de escolha, e pra piorar não temos a quem admirar. Onde estão os nossos heróis? Sem falar, é claro na febre do crepúsculo.

A luxúria é uma paixão que quando não satisfeita pode até se transformar em raiva ou ira. Ela é insaciável, e por isso é considerada, pela doutrina cristã, como um grande demônio, o qual temos que nos prevenir pois é de fato o nosso inimigo.

Leiam Jr 13.27 / EZ 22.9 / Os 4.10-18 / Ap 18.3,7 e 9.

Acho que conseguimos passar alguma coisa a respeito desse tão terrível assunto, portanto, não esqueçam, tenha cuidado para não colocar em risco a sua vida e salvação, pois são as duas coisas mais importantes que temos.

Amanhã estaremos por aqui falando um pouco mais. E, espero falar de assuntos que dê a nós sempre a experiência cristã e necessária.

Um grande beijo e até amanhã se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário