quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Andando com Cristo sem solidão

Queridos, tenho pensado muito na solidão que tem tomado conta de toda humanidade. As pessoas estão sós mesmo meio a multidão. O Sentimento de solidão tem defastado todo o ser humano de uma maneira tal, que as pessoas estão deixando mesmo de se conhecer. Não se conhecem mais! A tecnologia da informação tem nos tornado frios, acho que amor já está se esfriando. Vejam o sucesso que fazem todos esses chats de bate papo. Vejam como as relações estão se tornando virtual. O contato físico tão sem importância, não acham estranho isso? Creio que cada vez mais estamos nos tornando distantes de todos e de nós mesmos. As vezes me pergunto o que é de fato solidão? Será que estar só é solidão? Será que é possível ser só no meio de tanta gente? Na verdade, ainda não abrimos os nossos olhos para o real sentindo da solidão, e o mal que ela produz.

A solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. É mais do que o sentimento de querer uma companhia. Alguém que se sente solitário pode sentir dificuldades em estabelecer contato com outras pessoas. Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos onde se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob o nosso controle. Esse estado geralmente implica numa escolha consciente. A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão ou compaixão.

Sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um período de solitude pode ser enriquecedora. Para sentir solidão, entretanto, passamos por um estado de profunda separação. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição, depressão, mágoas, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. Se tais sentimentos são prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a nossa capacidade de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis. Solitário sempre tem uma baixa auto-estima, isso significa que precisamos uns dos outros para não haver esta desconexão social que nos leva à solidão que pode ser temporária ou prolongada, mas com certeza trará doenças físicas, emocionais e espirituais.

O mais curioso disso tudo é saber que a solidão ocorre com mais frequência em cidades densamente populosas, o que mais parece um contra-senso, pois vivem em uma multidão anônima. A solidão é uma particularidade prevalente dos tempos modernos.

O vazio que fica dentro de nós, só ser preenchido por Deus. Imagino que Deus está exatamente preenchendo esses vazios e mostrando a cada um de nós quem de fato somos. Em alguns casos permitindo cair as nossas máscaras para nos tornarmos pessoas melhores, além de nós mesmos.

Queridos, busquem Deus aonde possam encontrar, Ele está querendo preencher os espaços do seu coração, ficai em Deus e verás o que Ele é capaz de fazer na sua vida. Ele quer que tenham a vida transformada e feita em abundância.

Beijos à todos e até amanhã.

Um comentário:

  1. pastor valter adorei esse texto sobre solidao,realmente e assim mesmo ja tive esse vazio,tinha mt solidao mesmo estando entre varias pessoas,nada preenche nada tem graca e nao entendia,hoje sei que so jesus pode preencher com jesus nao ha solidao!!!!que o senhor nosso deus continue te inspirando nesse textos maravilhosos!!!!bjs

    ResponderExcluir