terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Andando com Cristo em alegria e sem ódio

Bom dia à todos e espero que hoje seja um dia maravilhoso na sua vida. Ontem andei pela cidade debaixo de um escaldante sol que quase me derreteu o meu interior. Se por ventura hoje faltar-me as palavras pode ser reflexo de um célebro ainda fervilhando pelo calor. Tudo que pensava era em um bom banho e muita, muita água. Notei que aquele calor trás um certo mau-humor nas pessoas, algum tipo de inquietação, a reclamação é sempre a mesma. Como vamos suportar tanto calor? Olha que o verão está apenas sorrateiramente começando.

Falar em mau-humor, por que será que as pessoas andam tão mau humoradas? Por que será que falta-lhes o breve e naturalmente sorriso? É tão ruim viver perto de uma pessoa mau-humorada! Não acham? Segundo o Dr. Dráuzio Varella, o humor é responsável pela nossa saúde física e mental. Ele afirma que o humor é um estado da pessoa e que através dele conduzimos a vida para saúde ou para doença, nesse sentindo, “O humor é necessário para a vida humana.” Ele é responsável pelo ânimo, cuja intensidade representa o grau de disposição de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo. Em geral, não temos a consciência do que isso representa pra nós, e não transformamos as nossas vidas em algo mais leve, mais ameno, nos chateamos com tudo e com todos, e por conta disso afetamos o nosso humor. Quando a coisa não acontece da forma como queríamos, então, lá se vai o humor. Que pena que somos assim!

Vale a pena alerter que o mau-humor constante pode nos tornar pessoas doentes. Existe uma doença chamada distimia que vem exatamente por essa via, e a progressão desta doença nos leva a depressão profunda. Os principais sintomas da distimia são: humor deprimido; sensação de desamparo; dificuldade de concentração e para tomada de decisões; baixa auto-estima; baixo nível de energia; fadiga; problemas de sono; alterações do apetite. Nossa... quanto problema só por causa do nosso mau-humor… E não é só isso queridos, o mau humorado tem um gatilho que libera o ódio com muita facilidade, normalmente a pessoa mau humorada sente com muita naturalidade ódio, que é um sentimento intenso de raiva. Traduz-se na forma de antipatia, aversão, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o que está próximo. Pode notar que você com certeza conhece alguém assim. Ele é contrário ao amor ou a amizade. O ódio é sempre racional, ou seja, é um sentimento que podemos controlar, quando queremos é claro. Pesquisadores afirmam que a raiva é tremendamente emocional e superficial, fica epenas na flor da pele, enquanto o ódio é produndo assim como o amor, e consome o equilíbrio interno gerando feridas que se não for tratadas leva a pessoa a doenças terríveis.

Em geral, uma pessoa neste quadro também é agressiva, quando não fisicamente são pelas palavras. Muito cuidado com pessoas que vez por outra lançam palavras que machucam, isso é uma forma de agressividade pasiva, ela pode estar vivendo um quadro de ódio que poderá se crônico se não tratado. Hostilidade é um tipo de agresividade de pessoas nesta condição, qualquer reação que venha trazer sofrimento ao outro pode ter na raiz um quadro de mau humor, ódio, raiva ou agressividade. Tudo isso precisa ser tratado, pois o ser humano não nasceu para viver com sentimentos nocivos à sua saúde. Ao contrário de tudo isso, somos os preservadores da saúde física e mental.

Você deve estar dizendo assim: mas a bíblia fala de ira, fala que Deus se irou, que Jesus se irou. Não vamos, por favor, fazer confusão. A ira é um pouco diferente, no sentindo nato da palavra a ira é um sentimento emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo. Ou seja, existe algo que conflita o mundo aqui fora e meu mundo interno, e por isso libero as minhas emoções, isso é sempre passageiro! As vezes pensamos que ira é um sentimanto muito mais forte que o ódio. Não é! Ira você explode pelo conflito, resolve o conflito e acabou. Veja o texto de Jesus ao chegar no templo e viu os mercadores a porta. Saiu dali, entrou no templo e pronto. Ódio não é assim, ele acumula rancor, ele remói e corrói você por dentro. Tente se livrar disso.

Depois de escrever tanto, o meu humor ficou até bem melhor, o que já era bom ficou melhor. Queridos, não levem a vida como um fardo, levem a vida como um presente. Problemas existem e existiram sempre, mas você não pode se deixar levar por eles, sempre haverá uma saída para sua crise, saiba disso. Jesus nos mostrou tantas saídas para nossas crises. E melhor, Ele está aí pertinho de você se oferecendo para ser o seu ajudador. Sorria, seja feliz, contrua cada momento com alegria e lance o mau humor para fora da sua vida. Como diz o texto: isso já não lhe pertence mais…. Rsrsrs.

Fiquem com o Deus, autor da alegria e do sorriso. Que Ele te abençoe e até amanhã, aqui com um longo sorriso e boas risadas.

Bjs, à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário