segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Andando com Cristo em meio as dúvidas

Olá queridos, hoje tirei o dia pra ficar por aqui fazendo uma breve reflexão. Às vezes é necessário, acreditem! A vida nos proporciona cada supresa que vez por outra é necessário saber ou refletir o que está por detrás das tais supresas. Em geral são sempre muito boas, eu até gosto de supresas. Mas, não é disso que quero falar hoje.

O que pensei em escrever foi sobre a dúvida. Que coisa chata essa tal de dúvida, às vezes me pergunto: Por que existem dúvidas? Percebi que dúvida tem duas vertentes tremendamente interessantes, a de acreditar e desacreditar ao mesmo tempo de uma mesma coisa ou sentimento. O problema é que a dúvida sempre precede uma decisão, quando temos dúvidas significa que estamos a beira de decidir algo. Decisão é sempre difícil de ser tomada, pois temos muito medo das consequências. Portanto, o que ficou claro pra mim, é que a nossa maior dificuldade não é ter que decidir e sim a dúvida, que é apenas um artifício que fica no caminho.

Para que se tenha uma dúvida temos que ter uma noção da realidade, nesta hora vem a suspeita de que pode existir uma outra alternativa, pronto, instalou-se a dúvida. Quando nos prendemos a dúvida adiamos a decisão de ações relevantes ao fato.

Queridos, entendam que Dúvida é puramente racional, por isso sempre estará dentro do seu pensamento, nada é concreto. Se tem dúvida porque ainda não tem conhecimento suficiente sobre o caso, então busque conhecimento para dirimir à dúvida.

Veja o caso em que a dúvida serve para apurar os fatos. Todos os casos científicos são resolvidos baseados em dúvidas e busca de conhecimento. O Método científico pode ser descrito como motivado pela dúvida, isto é, mais do que aceitar teorias meramente científicas já existentes e aceitas, e sim propor novas experiências para confirmar ou alterar as descobertas.

As dúvidas geram outros tipos de sentimentos como por exemplo a ilusão, o espanto, o erro, a ignorância, entre outros, todos constituem em atitudes. Você terá que dominá-la queira ou não.

As crenças cristãs lutam contra as artimanhas da dúvida, uma vez que é um elemento incapaz de corrgir a nossa incapacidade de ter certeza das coisas. Por isso tanta discusão sobre as escrituras religiosas, pois para alguns ainda pairam a dúvida ou muitas dúvidas, o que é perfeitamente natural quando falamos de algo tão subjetivo e tão dentro do ministério. A dúvida só não pode tirar você do centro do seu controle, isso atrapalharia a sua caminhada com a vida e taria sobre você uma tremenda insegurança. Você com certeza conhece pessoas assim. Permitiram a dúvida tomar conta e agora tem dificuldade até de escolher a roupa com que vai sair.

Um outro elemento muito comum que caminha a seguir da dúvida é a indecisão. É geralmente um estado emocional de aflição em quem uma pessoa não consegue escolher uma das opções em que ela é submetida. Pode ser desde coisas simples, como uma cor ou modelo de bolsa, até alguma decisão em que poderá mudar diretamente ou drásticamente a vida da pessoa. Caso a opção que a pessoa vá escolher não seja pensada com calma (isso poderá trazer na vida da pessoa consequências, perdas, ganhos, vantagens, desvantagens e etc.), poderá ocorrer o arrependimento da parte da pessoa, e talvez, ela não poderá mais escolher outras opções ou a outra opção.

Não se desespere com o tamanho das suas dúvidas, elas são sempre bem comum na vida de qualquer um, apenas não permita que ela tome conta de você, a ponto de você achar que não consegue decidir as coisas. Quando for decidir qualquer coisa na sua vida, faça uma análise dos prós e contras, e observe até onde está disposto perder e até onde pretende chegar. Se a sua meta é difícil de ser alcançada, procure fazê-la em mais etapas, talvez duas ou três. Assim, você vai ter controle sobre o que está fazendo diminuindo o tamanho ou incidências das dúvidas.

Fiquem com Deus e decidam sem medo, as decisões é que dão valores a pessoas como nós.

Bjs à todos e fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. E com imensa alegria que posto comentário .Pastor Valter foi muito bom ter conhecido Você e sua família .O senhor e usado por Deus ao escrever estas mensagens neste blog .No momento tão dificeis em nossas vidas que através das suas palavras que o nosso grande Deus tem lhe usado para edificarmos a nossa fé e nos confortamos pelas lutas que as vezes passamos .Agradeço a Deus pela nossa amizade .
    a paz
    claudinha

    ResponderExcluir