quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Andando com Cristo - sem fantasias

Você com certeza deve conhecer alguém que cria fantasias em torno de si e vive como se fossem reais. Eu mesmo conheço algumas pessoas assim. Pensei sobre elas, e quis entender por quê pensam e agem assim? O que faz uma pessoa imaginar uma coisa e incutir na mente que é real? Por que essas fantasias? Na verdade eu encontrei muito poucas respostas. Mas, uma coisa que ficou o tempo todo em minha mente foi que essas pessoas têm uma certa dificuldade de encarar a realidade. Quando criam fantasias amenizam a pressão da realidade. Seria muito bom se isso fosse verdade, mas não é! Apenas encapam a realidade transvestindo-as de mentiras, tornam-se mentirosos e vão detonando os princípios da verdade e da realidade. Em algum momento da vida essa realidade terá que ser encarada o que pode ser tarde demais, causando problemas invariavelmente insolúveis do ponto de vista prático, embora para cada problema exista uma solução.

Criar fantasias é gostoso, mas temos que mantê-las no terreno da fantasia, não podemos transformá-las em realidade. Existe um ditado popular que diz a realidade ser cruel. Isso pode ser verdade, mas dependerá do ponto de vista em que enxergamos essa realidade. A realidade global é cruel mesmo, mais a sua realidade pode não ser tão cruel assim. Se procurarmos transformar a nossa realidade a volta, tornamos ela melhor pra nós; se todos fazem assim, todas as realidades serão melhores; se todas forem melhor a realidade global será melhor. Como pode ver, temos o dever de fazer a nossa parte a partir da nossa realidade. Portanto, quando você mascara a sua realidade, simplesmente deixa de fazer parte de círculo de construção de uma realidade melhor à todos. Assim, você acaba vivendo um processo de alienação.

Pessoas assim, ao viver esse processo de alienação tem uma enorme dificuldade de obter conquistas, pois as conquistas fazem parte de um mundo real e com isso acabam não indo muito longe. Se você quer mesmo contruir uma vida, deixar um legado, tem que aprender a se desvencilhar destas fantasias e encarar a realidade seja ela como for. Se preferir, encontre mecanismo pra mudar essa realidade, mas nunca fuja dela, em algum momento terá que encará-la e dependendo como esta realidade esteja, pode gerar desespero.

Essas fantasias tem o poder de nos afastar das nossas próprias vidas, coloca-nos em lugares onde nunca estivemos, com pessoas que nunca conhecemos, fazendo coisas que nunca aprendemos. Isso tudo não é real, é apenas um filme de ficção da sua vida que pode construir ilusões. A ilusão é uma confusão dos nossos sentidos que provoca uma distorção da nossa percepção. Em outras palavras, ela contamina a nossa visão global, e não conseguimos enxergar a realidade como ela é. Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes. Isso pode tirar você completamente do centro do controle da sua vida, perder o controle da vida é muito perigoso e pode acontecer rapidamente, a reconstrução dos fatos reais podem levar anos de vida e tratamento.

Fiquem com Deus, tome rédia da sua vida e nunca permita que as fantasias tomem conta do seu maior tesouro.

Não deixe de ler a lista de filmes e livros desse blog, eu atualizei.

Um beijo à todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário