quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Andando com Cristo sem humilhar os outros

Vamos mais uma vez falar sobre coisas concernentes a nossa vida e que está no dia-a-dia de qualquer um. Esse é um fato que pode acontecer com qualquer um de nós. Esse tem sido o desafio desse blog, e sempre na hora de postar me pergunto o que pode ocorrer no momento em que você estiver lendo este texto. E sempre me vem a cabeça a seguinte mensagem: onde eu posso estar colaborando na sua caminhada com a vida? Essa pergunta vem martelando a tempos a minha cabeça. Eu, obviamente, sempre acho que estou sendo útil. Na verdade estou vendo pouca manifestação nos comentário e isso pode não ser um bom sintoma. Rsrsrsrsrsrs

Existe tanta gente que tem sido humilhada por outras, de forma tão desnecessária. Vejo pessoas que tentam a todo custo dar o melhor e são humilhadas por quase nada. Esse assunto, embora não pareça, é tremendamente complicado, vamos ver a seguir:

Há pessoas que confundem ser humilde com ser humilhada. Em geral, ser humilde é um atitude nobre, pois requer abrir mão dos seus próprios conceitos e valores para ouvir ou dar espaço ao outro. Quando falando em ser humilde na presença de Deus, estamos falando de se esvaziar e dar espaço a Deus. Quando falamos em ser humilde no trabalho, é querer ouvi as opiniões para saber o que os outros pensam. Ser humilde com a esposa ou marido é dar espaço para que ele ou ela possa se expressar e demonstrar os seus desejos e valores. E por último, ser humilde no convívio com as pessoas, é entender que você não é a única no mundo e todos precisam viver no mesmo espaço e dar os devidos espaços para entender as necessidades e vontades alheias.

No entanto, dada a confusão que fazemos, ser humilhado é quando o outro se desfaz de nós. Tenta mostrar que é melhor que nós, apresentam os “dotes” como fosse o primordial para a relação. Você de alguma forma ou por algum motivo se sente “obrigado” a ceder a pressão. Isso sempre uma espécie de abuso da parte desta pessoa, uma vez que não respeita a vontade o espaço alheio.

Existem também os pseudo humildes. Àqueles que se fazem de humildes para ganhar espaços, uma vez que humildade habita no espaço do outro (como falamos acima), neste caso são aqueles tais “bonzinho”, cuidado com eles. rsrsrsrsrsrsrs

Quando uma pessoa passa por um processo de humilhação muita coisa acontece em seu ser, ela fica desmotivada, triste, desconfiada, etc. Isso porque humilhação é literalmente o ato de ser desprestigiado. Também não podemos deixar de falar da vergonha que gera a partir da humilhação, essa, acho que merece uma parágrafo a parte.

Vergonha é uma condição psicológica que ataca ou destrói a dignidade pessoal. A humilhação sempre nos induz a vergonha e nos faça passar pelo ridículo, isso é insulto ou exposição pública da vulnerabilidade ou fraqueza de uma pessoa. Quando alguém diz "você devia ter vergonha de si mesmo", é o mesmo que assinar a sentença daquela pessoa, pois destrui tudo que se tinha de auto-estima.

Muitas vezes confundem vergonha com culpa. Adicionalmente, para aqueles que se importam com a dignidade humana, é sempre importante separar a falsa condenação da culpa genuína, visto que a vergonha especiosa é provinda, quase sempre, de uma humilhação e é freqüentemente usada como forma de agressão contra pessoas inocentes. A vergonha é uma violação de valores e o sentimentos de culpa emergem de violações de valores internos, por isso a grande confusão entre os dois sentimentos.

A humilhação não precisa envolver outra pessoa; ela pode ser um reconhecimento da própria posição de alguém, e pode ser uma forma de esconder o falso orgulho.

Queridos, cuidado quando estiver tratando o outro, nunca o exponha a humilhação isso pode trazer traumas para o resto da vida; pode gerar uma ferida jamais curada. Fazemos muito isso com as nossas palavras mau colocadas, por favor, não caiam nessa armadilha, somos todos pares, somos todos iguais sem descrição e discriminação.

Amanhã estaremos juntos novamente.

Fica com Deus e um grande beijo à todos.

Um comentário:

  1. Quando tira do seu tempo para compartilhar suas experiencias e tentar ajudar ao próximo sempre é útil.

    Abraço

    ResponderExcluir