terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Andando com Cristo sem ansiedade

Todos os dias quando venho aqui pra escrever algo, sou revestido de uma alegria sem igual. De alguma forma eu percebo que não é só porque gosto de escrever, é um sentimento bem diferente, alguma coisa me diz que pessoas estão sendo ajudadas, talvez não como eu gostaria, mas essa pouca contribuição tem dado resultado. Nasci para ser um ajudador, tenho tentado isso por toda a minha vida, obviamente que não consigo sempre, não consigo como queria, talvez nem seja exatamente como Deus quer, Ele me conhece e sabe ainda não consigo fazer tudo como Ele quer. Mas, uma coisa eu afirmo, tento fazer o melhor que posso, mesmo com as minhas falhas, limitações e dificuldades.

Tenho notado um mundo de pessoas ansiosas, pessoas angustiadas com os não-acontecimentos. Pessoas que querem ou precisam de muito, e têm tido tão pouco. Falo isso não só nas questões materiais, falo em todos os aspectos. É um (a) namorado (a) que não aparece, a tal “alma gêmea”; é o emprego certo que não chega; é a formação profissional que ainda nos deixa dúvidas; é a ação de Deus que parece não acontecer; é a questão financeira que não se resolve; são tantas coisas que parece que a nossa vida deu uma espécie de nó que não desata.

A Ansiedade gera uma ânsia em nós que as vezes acaba até causando um desnecessário nervosismo, e é uma característica muito comum nos dias de hoje no ser humano. Em geral começa um processo que desencadeia uma série de acontecimentos imaginários, que é marcado por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no peito, transpiração que aumenta, etc. Esses aspectos da ansiedade e do medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato, por isso falo sempre aqui na paciência, nos estágios completos dos fatos.

Essa semana na classe dominical, falei que a pressa é um produto inacabado, e disse ao povo que tudo tem o seu próprio tempo de saturação, dei o exemplo de quando a pessoa diz que está atrasado pra chegar há algum lugar, na verdade ela não precisa de pressa, precisa sair um pouco mais cedo, em outros palavras, permitam que as coisas aconteçam no seu devido tempo, não tente atalhos, não tente mudar o rumo das coisas por não poder esperar. Seja paciente, logânimo e deixe as coisas seguirem o seu próprio curso e faça o que lhe cabe de melhor.

Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual, com essa enxurrada de informações que o mundo tecnológico e virtual nos trouxe. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas, e eu entendo isso. Mas, temos que controlar esse grau ou frequência de incidência, para que isso não se torne algo patológico e que venha acarretar problemas posteriores.

Tenho notado que a ansiedade tem roubado das pessoas a auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julgar incapaz de realizá-las. Essa é a hora que a ansiedade está ligada ao medo, sendo assim, a pessoa passa a ter medo de errar e nem chegam a tentar.

A Ansiedade apresenta a timidez, agiliza o processo de depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual, o aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira. Sem falar no processo de somatização que vocês com certeza já ouviram falar, que trás em si uma multidão de doenças físicas, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular.

Algumas pessoas desenvolvem a gula, e começam a comer deseperadamente criando uma verdadeira confusão na sua fisiologia, uma vez que o organismo não está acostumado a tamanha ingesão de alimentos. E lá se vai todas das taxas do organismo subir e aparecerá no próximo exame de sangue. A gula é esse desejo insaciável, além do necessário, por comida, bebida ou intoxicantes. Nós Cristãos a consideramos um dos sete pecados capitais.

Como sempre tem acontecido aqui, vamos falando de um sentimento que precisa ser controlado por nós, e o texto toma uma rumo tal que vai desencadeando uma série de coisas e preocupações. Vejam vocês onde a ansiedade leva os nossos corações e mentes. Deixa-nos cheios de preocupação até nos desesperar e quase sempre perder a alegria, o bom humor, o ânimo, a produtividade, entre outras coisas que agora não vou lembrar. Mas, o que importa mesmo é saber o mau que isso produz, e sei que você não quer isso pra sua vida! Portanto, comece a tratar antes que tome um rumo patológico.

Nada que uma boa oração não resolva (como se fosse possível uma oração ruim. rsrsrsrs). Procure lançar toda a vossa ansiedade no Senhor, exatamente como o apóstolo Paulo nos ensinou. Faça isso por você e busque ter uma qualidade de vida melhor para que os seus dias sejam ampliados.

Fiquem em Paz e amanhã vamos nos encontrar novamente aqui, e nem precisem ficar ansiosos. Rsrsrsrsrsrsrs.

Bjs à todos e que Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário