sábado, 27 de fevereiro de 2010

Andando com Cristo – Não seja um cristão institucional

Ontem, falei aqui de espiritualidade e religiosidade. Isso me fez sentir necessidade de estar postando hoje, mesmo sabendo que é sábado e, como sabem, não escrevo aos fins de semana para este blog. Mas, resolvi que seria importante para não perder o fio da meada das consequências de uma religiosidade institucional ou uma espiritualidade de trocas.

Como podem notar, eu tenho tentado falar neste blog todo o tempo de uma forma de um ser humano natural, recheado das suas particularidades sem perder a sua humanidade. Sempre digo que somos seres materiais e espirituais, no entanto, temos que notar que antes de sermos espirituais ou materiais somos humanos, e por isso, sujeitos as nossas tremendas e incontestáveis falhas. Quando disse que a religião foi criada por homens, quis dizer que ela vem carregada dessas falhas, características de nós humanos. Quando falei que a espiritualidade é usada, eu disse isso no sentido natural, embora perceba que algumas pessoas a usam para benefício próprio.

Quando tentamos levar a nossa fé baseada na instituição Igreja, temos uma fé cada vez mais humana e doutrinária, por isso que vemos tantas igrejas que colocam as suas idéias como se fossem de Deus e criam regras para ser crentes colocando um monte de disciplina, do tipo: não pode isso, porque não é de Deus; não pode aquilo porque não é de Deus, neste aspecto praia nem pensar (mesmo sabendo que Jesus morava de frente ao mar em Carfanaum, e que 7 de seus discípulos foram conquistado na praia); festa também é proibido (mesmo quando eu primeiro milagre tenha sido feito em uma festa); e por aí vai… Na verdade essas coisas são apenas e puramente humanos, foram os seres humanos que criaram para manter o povo de baixo de uma obediência. O evangelho de Cristo veio para nos libertar e não para nos prender a usos e costumos. Somos libertos e não cativos. A nossa conciência precisa falar a nós, o Espírito Santo fala e ouvimos. Sou genuinamente alguém que busca o controle dos costumes, a disciplina espiritual bíblica, mas não abro de falar que existem coisas da doutrina ou costumes que não são bíblicas e por isso não encontro amparos para segui-las.

Transformem a sua espiritualidade em encontros com o Deus vivo, deixem O Espírito Santo visitá-los e recomendá-los o que é certo ou errado na presença do Pai. Entregue as suas dúvidas e ansiedades nas mão do Jesus o nosso amado mestre e deixem ele guiá-los. Dê ouvido a doutrina bíblica Cristã que existe por aí em várias literaturas, além do próprio Livro Sagrado. Não carreguem a sua espiritualidade com medo de que Deus possa não está feliz com você, não se sintam precionados pelo evangelho, sintam-se livres por Ele.

Os princípios e idéias humanas são importantes, e sempre bem vindos, mas não podem ser autoritários, radicais e universalistas. Nenhum radicalidade ou universalidade é boa, a não ser Deus. Pois nem todos são iguais, por isso não existe algo que agrade ou atenda à todos, apenas Deus e sua palavra têm esse poder.

Bem, espero que tenham entendido que o meu propósito é apenas fazer vocês notarem que a espiritualidade tem a ver com o nosso compromisso e intimidade com Deus. Se queremos intimidade com Deus, busquemos. Se pretendemos estarmos no centro da vontade de Deus ouçamos. Tenho certeza que aquela voz suave e meiga nós com certeza conhecemos.

Fiquem livres dos conceitos e preconceitos humanos e sejam felizes com a Paz que só Deus pode dá.

Um grande beijo à todos e segunda-feira estamos por aqui novamente se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário