quarta-feira, 28 de outubro de 2009

reflexão - Andando com Cristo 7 - A dor

Queridos, vamos falar hoje de dor. Será que vale a pena dedicar um tempo para escrever sobre algo que quase não conhecemos? Principalmente no meu caso que não sou especialista nesta área. Então, devo limitar-me a uma reportagem que vi sobre a questão da dor. Fiquei surpreso com muita coisa que ouvi, algumas eu já sabia e li sobre elas.

Em primeiro lugar, antes de explanar sobre isso, quero deixar claro que não sofro de nenhum caso de dor crônica ou sensorial. Aliás, vou abrir o meu coração pra vocês, eu não sou resistente a dor, quando ela aparece pra me visitar, eu sou um pouco indelicado com ela, quero que vá logo embora, faço de tudo pra que se vá, se precisar coloco até vassoura atrás da porta(rsrsrs), não sei muito tratar ela digo sempre que não é bem vinda. Tem pessoas que convivem muito bem com a dor, convida pra jantar, almoça com ela, leva a dor pra passear, fica tão íntima com a dor, que até sente falta quando não recebe sua visita. Alguns até se apropriam delas e falam: "a minha dor de cabeça", ou a "minha dor nas costas", ou “a minha dor sei lá onde”.

Para nossa surpresa, descobri que o Brasil é o país que consome o menor índice de analgésico do mundo, menos de 6mg per capito. Êta mundinho frouxo, não aguenta uma dorzinha de nada e logo corre pra comprar remédio. Duas coisas podem ser: ou o Brasil não sabe tratar a dor, ou as pessoas sabem lidar com as dores melhores que as dos outros países. Os especialistas acham que o Brasil não sabe tratar da dor. Curioso mesmo é que a pesquisa indicou que pessoas religiosas ou que fazem exercício da fé, lidam melhor com a dor. Inclusive, é estatístico que essas pessoas vivem mais. Ou seja, fé também pode ser comprovada cientificamente - a cátedra acadêmica vai me condenar por afirmar isso, mas será melhor lerem a pesquisa, eu, como disse, não entendo nada de dor. Inclusive sou fascinado pela antalgia.

Um lado positivo da dor, se é que me permitem falar assim, que ela é sempre um sintoma de que algo está errado em algum lugar. Nesse sentindo, a dor é um alerta pra nós, acaba sendo um meio de vida e por isso não podemos viver sem ela, pois não teríamos o nosso guia prático de onde vamos cuidar agora.

E a pior dor é a nossa, quem sente que define a pior dor, uma pequena dor pra mim pode gerar um grande desconforto e pra outros nem tanto. Somos nós que definimos como vamos lidar com a dor. O nosso comportamento muda em relação a ela, sempre muda o nosso ritmo de vida e tira o nosso sossego. Mas, cada um reage em relação a ela de uma forma.

Existe também aquela dor crônica, essa já deixou de ser um sintoma e acabou por virar doença, é o caso, por exemplo da enxaqueca. Todas as dores tem tratamento, baseado em alimentação e medicamentos e a grande maioria pode ser tratada com superação é o caso da dor da perda, da dor do amor, nessas Jesus vira um companheiro implacável.

A qualidade de vida e alimentação está intimamente ligado às dores. Temos que levar uma vida saudável para evitar os aspecto da dor. O bom humor é um bom remédio, ri é sempre um bom remédio. Lembre-se que devemos lidar com a vida não esquecendo que é única e como tal tem que ser bem vivida. Eu pessoalmente encontrei um caminho para viver bem a minha vida, na verdade, o caminho existe para todos e ele é Jesus Cristo. E, se cientificamente está comprovado que a fé ajuda na dor, então, estou no caminho certo. Sabe de uma coisa, Jesus as vezes até cura a minha dor, mas o mais impressionante de tudo é que ELE me ajuda a lidar com ela, não permite que a dor se transforme em sofrimento, me alivia e orienta para tratar com dor de forma madura e viva. Aleluia!!!

Queridos acho que não falei bem da dor aqui, mas creio que melhor do que entender a dor é saber lidar com ela, e para isso saiba que Jesus pode ajudá-lo, como me ajuda nos meus momentos de dores, e com isso ameniza o meu sofrimento, porque ELE é bom! Vive e reina para sempre!

Aqui mando um até amanhã à todos vocês (sem dor é claro).

Rev. Valter Serafim

Um comentário:

  1. To ligado, essa coisa de dor é um pouco complicado de falar ou até não, cada um sabe comentar a sua mesmo que seja parecida com a de outros ela em cada um de nós parece difrente. Vivo hoje com uma dor que muitos tambem vivem mas reagem diferentemnte. Depois falo mais sobre isso, só sei que Deus age tambem ou principalmete na dor.Dor tambem tras crescimento.
    Que DEUS abençoe a todos (com ou sem dor)
    Luiz Cunha

    ResponderExcluir