segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reflexão - Andando com Cristo 5 - Diga sim a tristeza


Queridos, como podemos definir a tristeza? Será que ela, apesar de fazer parte da nossa vida, teria alguma influência em nosso ser? Bom, acho que em geral sim! A tristeza tem o poder de nos abater, de nos parar, de causar algumas doenças físicas. Mais que isso, o dicionário diz que é um estado do ser!

Algumas coisas que a tristeza traz: mágoa, que também pode ser traduzida como dor na alma; aflição, ou ânimo atormentado; Angústia, que podemos chamar de aperto no coração ou mesmo opressão; Inquietação, que é a verdadeira falta de paz ou mesmo desassossego; sem falar na melancolia que normalmente é duradoura e acaba nos remetendo a uma tristeza profunda que traz doenças físicas.

Quando colocamos os sentimentos que aqui foram listados, curiosamente, todos são negativos, todos são sentimentos ruins. Por isso tive pensando: Será então por que eles existem? Já que são ruins e tão negativos. Haveria outra forma de vivermos sem esses sentimentos que tanto nos atormentam? Eu, pessoalmente creio que não. E aqui contraponho todos esses sentimentos, e encontrei uma forma de vê-los como algo a ser dominados e tratados, onde mostraremos a nossa destreza, eu e você.

Assim que somos abatidos por um sentimento de tristeza, todos esse "gatilhos" são detonados e explodem em nós várias reações contrárias a eles. Todavia, percebi que a tristeza não apaga sonhos, ela até pode nos parar, mas nunca apagará sonhos, porque sonhos tem raízes e normalmente raízes profundas. Então, acho que de alguma forma a tristeza nos ajuda a caminhar mais rapidamente em direção aos nossos sonhos e desejos. A tristeza da perda, nos remete a recuperação. A tristeza da frustração, nos remete a superação. A tristeza da dor, nos coloca em busca dos remédios, espirituais, homeopáticos ou alopáticos. O fato é que sempre gerará em nós dois tipos de reações, as positivas e as negativas. Temos tendência a absorver as negativas e não nos preparamos para as reações positivas. No entanto, são as positivas que nos fazem sairmos do lugares comuns, nos fazem sair da nossa tão conhecida comodidade. Observe que todas as vezes em que reagimos positivamente contra aos males da tristeza, ela torna-se terapêutica! Ela é pedagógica! Estou afirmando isso porque tenho olhado os relatos de superação, e neles sempre encontro algo novo e mudança de vida. Portanto, procure encontrar na sua tristeza algo que lhes faça repensar, e quem sabe encontrar novos rumos e novos e tão surpreendentes caminhos hoje desconhecidos por você. É na dificuldade do rio continuar a sua trajetória que ele rompe as barreiras.

Seja feliz e sem mantenha em Deus pois ele é o autor da nossa felicidade tão completa.

Beijo à todos, dê o seu primeiro sorriso do dia e vamos ficar juntos por aqui.




Um comentário:

  1. Mesmo nos momentos sombrios, Deus está conosco
    Tudo coopera para o nosso bem.Hoje meditei Jeremias 24

    ResponderExcluir