quinta-feira, 29 de abril de 2010

andando com Cristo em otimismo, mas, nem tanto assim

Hoje vou escrever sobre o otimismo. Esse é um bom motivo para o atual momento em que vivemos. Talvez, seja esta pequena palavra com sentimentos tão profundos que tem conduzido vidas por muito tempo. O otimismo tem levado pessoas a esferas imagináveis, no entanto, é tão bom quanto perigoso. Por isso, julguei interessante escrever sobre este assunto aqui no meu blog.

Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. No entanto, como sabemos, a vida é sempre dúbia e nesse sentido nada é sempre bom, como também nem tudo é favorável. Creio, ter sido o excesso de otimismo o maior causador das nossas enormes fustrações.

A reação é a seguinte: a pessoa gera uma expectativa positiva sobre um fato, injeta uma boa dose de otimismo. Isso a faz pensar que tudo dará certo e alcançará sua tão esperada conquista. Como nem tudo são flores, as vezes não acontece como esperamos, sendo assim, a nossa intenção é interrompida gerando em nós uma série de constrangimento e desencanto. Esta breve sensanção de derrota, por mais que pareça leve, é sempre danosa!

A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pela "charada do copo": se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça um copo "meio vazio". Coloco aqui essa ilustração apenas para mostrar que esse aspecto será sempre a forma como enxergarmos as coisas. Por isso, é como vemos que pautará o resultado, embora, é bom lembrar, que os resultados nem sempre dependem apenas de nós, tudo em volta deve sim ser avaliado.

Em filosofia, otimismo é uma orientação característica de um pensamento, que pode ser resumida na afirmação de que, sendo o universo criado por Deus, nele se torna possível conciliar o máximo de bem e o mínimo de mal, o que faz dele "o melhor dos mundos possíveis". Esta posição, está exposta na obra satírica de “Cândido, ou o Otimismo”.

O otimismo quer ter o poder de supor que a sociedade humana possa alcançar um estado tal em que a razão viria a substituir todo o uso da força e da violência, pois no otimismo tudo o que pensamos é bom.

Em alguns caso o excesso de otimismo pretende controlar a mente e o material. Quem nos dera que isso fosse possível, assim, a inteligência descobriria o segredo da imortalidade.

Para a Psicologia o otimista tem um forte vinculo com à auto-estima, ao bem-estar psicológico e à saúde física e mental. O que ajuda muito no funcionamento do sistema imunológio e a resistência ao stress. No entanto, tem que ser observado se esse excesso de otimismo não está escondendo ou mascarando uma dificuldade ou um não acontecimento. Muitas pessoas se apoderaram disso, e por isso o transformaram em que chamamos de pessamento positivo. É daqui que vem todos os livros de auto-ajuda, transformando a base de tudo no pensamento bom, pensando estar transformando o envolto.

Na religião a mais recentemente tendência de associar otimismo e "pensamento positivo", baseada na vulgarização da idéia de que a fé produz vontades que até move o material, assim, pode superar qualquer dificuldade, que momento mágico, não acham? Me desculpe decepcioná-los, mas, isso não é Fé! Fé é um bocado mais profundo.

Quero alertá-los que o otimismo, assim como pessimismo, são apenas sentimentos reguladores de limite para manter um equilíbrio, sendo assim, em muitas ocasiões, ambos seriam igualmente necessários.

Não quero assustá-los, eu mesmo sou um pouco otimista. Apenas não posso aceitar que o otimismo seja a base de tudo, ele pode sim ser um grande ajudador, mas nunca deverá passar a barreira da realidade. Não pode nos transformar em pessoas acomodadas achando que tudo dará certo. Não pode nos evitar os problemas. Aliás, se tirar de nós os problemas tirará a nossa capacidade de crescer; são eles que nos tornam pessoas capazes; somos avaliados pela qualidade de problemas que resolvemos.

Não sejam excessivamente otimistas e muito menos pessimistas. Sejam felizes, e construam a vida mantendo o seu legado.

Beijos à todos e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário